O termo perversão tornou-se um conceito para a psicanálise a partir de 1896, quando Sigmund Freud o colocou ao lado da psicose e a neurose. Historicamente a perversão está em um campo bem amplo, pois engloba comportamento, práticas e fantasias correlacionados à norma social. Outro aspecto importante a ser mencionado…
-
-
Melanie Klein e sua obra: um resumo*
Melanie Klein é considerada uma das principais expoentes da chamada segunda geração do movimento psicanalítico mundial. Suas posições transformaram a doutrina freudiana, criando uma linha de análise com crianças. Em 1914, Melanie Klein teve o seu primeiro contato com a obra de Freud, mais especificamente com o texto. Sobre os…
-
Teorias das RI de Dario Battistella: Revisão Técnica
Já foi lançado a tradução do livro Theóries des Relations Internacionales
-
O Caso Schreber*
O caso de Daniel Paul Schreber foi um dos casos mais emblemáticos de Sigmund Freud, já que o pai da psicanálise nunca teve um encontro com Schreber. Sua análise sobre o caso foi publicado em Notas psicanalíticas sobre um relato de paranóia em 1911, depois da leitura do livro de…
-
Longe de ‘destino político’, Cuba é oportunidade de negócios
Para o doutor em Relações Internacionais Charles Pennaforte, a aproximação entre Brasil e Cuba
-
O retorno da Casa-Grande
O grande erro do PT no início do primeiro mandato do governo Lula foi não ter feito uma auditoria internacional
-
Clínica das Neuroses*
Introdução O pressente artigo tem como objetivo tecer algumas considerações sobre o momento atual das neuroses, tendo como base as aulas assistidas no módulo Clínica das Neuroses, ministrado pela professora Luana Ruff do Vale. Pequeno histórico contemporâneo As transformações ocorridas a partir do final do século XX, quando Capitalismo venceu…
-
O que está em jogo na Venezuela
A perda do carismático líder Hugo Chávez facilita a nova tentativa da direita venezuelana de tomar o poder via o tradicional método
-
Sob o Signo da Barbárie
O Brasil é uma país fadado à barbárie. Aliás, o que chamamos de Brasil foi construído através da destruição de povos autóctones e com a escravidão.