O presidente argentino, Alberto Fernández, solicitou à China e à Rússia a entrada da Argentina no BRICS. A Sputnik Brasil ouviu especialistas em Relações Internacionais sobre o assunto, que apontaram que Brasil e Argentina podem se beneficiar de uma eventual parceria no grupo.
-
-
Le Monde Diplomatique: A parceria estratégica entre Moscou e Beijing by Charles Pennaforte
A geopolítica mundial entrou no que eu chamaria de “Pós-Guerra Fria Tardia”. Ou seja, entramos em uma nova etapa onde a supremacia estadunidense é superada pela nova realidade do país: o seu declínio geopolítico
-
ValdaiClub: The Strategic Partnership Between Moscow and Beijing Towards the Late Post-Cold War Era by Charles Pennaforte
What is now at stake in Ukraine regarding NATO membership is whether Russia as a nation has the right to guarantee the minimum security conditions for its population and territory, writes Charles Pennaforte, Professor at the Federal University of Pelotas (Brazil).
-
Mercosul não deve ser tratado apenas como um bloco comercial, diz pesquisador
O Brasil decidiu apoiar uma proposta do Uruguai de reduzir em 20% a Tarifa Externa Comum (TEC) no Mercosul. Sobre este assunto a Sputnik Brasil ouviu o professor Charles Pennaforte, especialista no bloco sul-americano, que afirmou que o Mercosul deve ser aprofundado.
-
UFPel scholar: “Russia is a strategic partner of Brazil”
To analyze Russia’s role today as a multilateral actor, its contributions to international stability and its relations with Brazil, Sputnik interviewed Charles Pennaforte.
-
Sputnik entrevista Charles Pennaforte sobre o BRICS
Apesar do alinhamento do Brasil aos EUA anunciado pelo governo de Jair Bolsonaro, especialistas ouvidos pela Sputnik acreditam que, dentro e fora do BRICS, o governo brasileiro tem buscado manter relações pragmáticas e estratégicas com a Rússia. Nesta quarta-feira (21), o presidente russo discursou perante o parlamento do seu país…
-
Charles Pennaforte dá entrevista à Sputnik News
O ingresso do Brasil na OCDE está ameaçado? A Sputnik Brasil conversou com um especialista em relações internacionais para entender se país pode concretizar suas pretensões de fazer parte da seleta organização.
-
[Livro] Movimentos Antissistêmicos e Relações Internacionais
Charles Pennaforte, coordenador do LabGRIMA e do Grupo de Pesquisa CNPq Geopolítica e Mercosul (GeoMercosul) está lançando o seu livro com uma análise da realidade contemporâneas a partir das perspectivas teóricas de Immanuel Wallerstein (1930-2019) e Giovanni Arrighi (1937-2009). O livro procura traçar uma visão panorâmica dos grandes temas das…
-
Conferência na Argentina
O coordenador do Geopolítica e Mercosul, Charles Pennaforte, visitou a Universidad Nacional de Rosario (ARG) e proferiu uma conferência na Cátedra Livre Juan Domingo Perón em novembro de 2018. O professor Pennaforte além da conferência teve encontro com docentes da universidade para futuras parcerias.
-
A situação venezuelana
Charles Pennaforte participou em outubro de 2018 do XII Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo na UFSC, com o trabalho “Sistemas-Mundo e Movimentos Antissistêmicos: uma análise crítica da Venezuela pós-Chávez” em parceria com Dra. Fabiana Oliveira. Pennaforte fez uma análise da situação da Venezuela desde a chegada de Hugo…