Internacional - Primeira Página

“Investidores” ou “Saqueadores Globais”?

Foi-se o tempo em que o Capitalismo era construído com o “trabalho” de abnegados self-made men. Era o início do século XX e a riqueza era feita através de grande empresas que contratavam dezenas, milhares de trabalhadores. Não vamos entrar no mérito da remuneração quase escrava ou das péssimas condições de trabalho. O fato era que o sistema era movido pela produção, pelas instalações físicas de fábricas etc.

Em 1929 a ganância dos especuladores que viram a oportunidade de ganhar dinheiro fácil deu o seu primeiro sinal. O Tio Sam foi à lona, mas com a ajuda de Keynes e da Segunda Guerra Mundial, os EUA voltaram ao topo do mundo. O pós-guerra colocaram os EUA com a potência ocidental, ao mesmo tempo em que a URSS controlava o Oriente.

No final do século XX, o mundo foi “unificado” e a voracidade dos Saqueadores Globais que carinhosamente são chamados pela “mídia democrática ocidental” de “investidores”, ganhou padrão astronômico.

 

Sempre me perguntei se trabalhar enriquece alguém. Trabalho enriquece? Você meu caro leitor, conhece alguém chegou aos milhões trabalhando? Colocando a mão na massa? Segundo o ditado popular, “Quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro”. Acredito nisso.

Esse “prólogo” é para demonstrar a situação de crise em que vive o mundo. Ao contrário dos anos 1980, quando os países mais pobres sempre eram a “bola da vez”, hoje, a situação é diferente.

Quem caminha para miséria são as nações europeias. Ao mesmo tempo os “investidores”, pessoas “virtuais” que acumulam bilhões de dólares ou euros, ditam quem vai viver ou vai morrer. Ou seja: uma dezena de pessoas bilhonárias se recusam a perder alguns milhões e promovem uma verdadeira chacina social contra milhões de pessoas.

Os “investidores” que ganharam bilhões de euros durante décadas, não querem contribuir (perder) neste momento de crise. Que sejam ocupados Wall Street, Madrid, Atenas, Londres etc. Chegou a hora desses senhores começarem a trabalhar… colocar a mão na massa.

Se nós acordamos cedo para trabalhar, porque eles não podem fazer o mesmo agora? Vão trabalhar vagabundos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.