Primeira Página

Entrevista Globo News 10/09

Edição do dia 10/09/2011

10/09/2011 11h36 – Atualizado em 10/09/2011 11h36

http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2011/09/imposicao-de-padrao-civilizatorio-para-o-oriente-medio-deu-origem-aos-atentados-diz-historiador.html

“Imposição de padrão civilizatório para o Oriente Médio deu origem aos atentados”, diz historiador

O diretor do Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais, Charles Penaforte, defende que os atentados do 11/9 foram frutos da política externa norte-americana.

“O dia em que a terra parou”. O título é de um filme, mas define com exatidão o que aconteceu na data que ficou marcada a ferro e fogo na memória coletiva: 11 de setembro de 2001. De uma forma ou de outra, milhões de pessoas, nos quatro cantos do planeta, pararam o que estavam fazendo para testemunhar, ao vivo e pela TV, o maior atentado terrorista da história da humanidade.

O diretor do Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais, Charles Penaforte, esteve no Jornal Globo News e lembrou que o investimento feito por Bush no combate ao terror gerou o grande déficit e a crise econômica enfrentada pelo país. Charles defende que os atentados foram frutos da política externa norte-americana, de impor um padrão civilizatório para o Oriente Médio de uma maneira muito agressiva, e do apoio indiscriminado a Israel, deixando de lado os interesses dos palestinos. Para Charles Penaforte, tudo isso deu munição para os grupos fundamentalistas existirem. Ele explicou ainda que Bin Laden faz parte do contexto da Guerra Fria, da ocupação da União Soviética e do Afeganistão: “Tudo é ação e reação. Não existe só o vilão. O atentado foi uma barbaridade. Mas a gente deveria refletir o porquê disso ter ocorrido”.

O brigadeiro Pompeu Brasil, comandante do Cindacta I, lembrou que a segurança nos vôos e aeroportos mudou significativamente depois dos atentados, tornando-se muito mais rigorosa.

Para a entrevista na Globo News no Jornal das 10h, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.