Autor - Internacional - Primeira Página

Charles Pennaforte: ‘BRICS: Rússia e China em alta; Brasil em queda’

Veja resumo da entrevista a Rádio Sputnik News.

Os ministros das Relações Exteriores do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – estiveram reunidos em Pequim ontem e hoje para debater o futuro de suas inter-relações.Com exclusividade para Sputnik Brasil, especialista analisa posição brasileira no grupo.

A reunião de dois dias foi preparatória para a 9.ª Cúpula dos BRICS, marcada para os dias 3, 4 e 5 de setembro em outra cidade da China, Xiamen.

No encontro de Pequim, coube ao Brasil, representado pelo Chanceler Aloysio Nunes, defender o aprofundamento das relações entre os 5 países. Nas palavras do ministro brasileiro, ficou clara a posição do Brasil em relação ao futuro do quinteto de países:

“Eu me refiro a eliminarmos obstáculos que ainda existem entre os nossos países, criarmos modalidades práticas de facilitação do comércio entre nós, e também, no que se refere a investimentos intra-BRICS, de modo a termos maior integração produtiva entre nossos países”, disse Aloysio Nunes.

O chanceler brasileiro incluiu as grandes questões criminais como terrorismo, tráfico internacional de drogas e armas e crimes financeiros internacionais no aprofundamento da cooperação dos BRICS. Nunes defendeu uma maior integração entre os órgãos de Inteligência e Informação dos 5 países para que a repressão a esses crimes se dê de forma mais apurada, objetiva e efetiva.

Estudioso do grupo BRICS, o professor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas, RS, Charles Pennaforte, vê nesse grupo uma ampla possibilidade de os 5 países realçarem seu papel perante a comunidade internacional. Diretor-geral do Cenegri (Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais), Pennaforte aponta os países que, em sua opinião, mais estão se projetando dentro do grupo:

 

“Sem dúvida alguma, Rússia e China estão em franca projeção. A lamentar, somente, o decréscimo da influência brasileira. Além disso, a atual política externa brasileira tomou um rumo diferente daquela do Governo anterior, quando o Brasil estava mais integrado ao grupo e exercia um papel de maior destaque perante seus 4 parceiros.”

 

Na opinião do Professor Charles Pennaforte, Rússia e China são, no momento, os dois grandes do grupo BRICS:

“A Rússia, por razões notórias, e, particularmente, como ela soube enfrentar as reações mundiais à sua política para a Ucrânia, superando as dificuldades que lhe foram impostas. E a China pela sua crescente projeção no cenário econômico mundial.”

Quanto aos 3 outros países BRICS, Charles Pennaforte foi enfático:

“Ao Brasil, já me referi, lamentando que ele tenha invertido suas proposições em relação à política externa. A Índia, a par de toda a sua importância, dá a impressão de que sua projeção ficará restrita à Ásia, da mesma forma que a África do Sul no âmbito do continente africano.”

https://br.sputniknews.com/opiniao/201706198683685-brasil-russia-china/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.