Primeira Página

O “país da brincadeira”

A frase acima foi proferida, segundo a lenda, pelo então presidente  francês Charles  de Gaulle para se referir ao Brasil. Eram os anos 1960. O século XX terminou e o novo país da “piada” são os EUA de Barack Obama.

Sim, pois o que está acontecendo  nos EUA é simplesmente uma “brincadeira” dos meninos republicanos que querem levar a bola do jogo embora. Como acham que vão perder a “pelada”, porque não acabar com ela? O que podemos observar  é que o Partido Republicano composto pela elite direitista norte-americana não está preocupado com o colapso do país e mundial, caso o teto da dívida dos EUA não seja aumentado.

Todo o cenário econômico atual foi gestado pelos próprios republicanos sob o comando de George W. Bush. Obama está literalmente com a herança maldita do seu antecessor nas mãos. Mas, como o objetivo dos ricaços republicamos é não pagar mais impostos (e tentar fazer o sucessor de Barack Obama), eles preferem levar o mundo a uma hecatombe econômica.

Se alguém escrevesse há três anos atrás que os EUA correriam o risco de dar um calote interno e externo, seria colocado no hospício rapidamente. Mas, como estamos vivendo uma crise sistêmica do capitalismo tudo é possível. Inclusive o Brasil ser um exemplo de economia para o mundo, ser credor no FMI e ter a possibilidade levar um calote dos EUA. Somos o quinto país do mundo a possuir títulos da dívida americana, algo em torno de 250 bilhões de dólares.

Vamos aguardar o desenlace dessa patética peça de quinta categoria encenada por um (agora) patético país. E nós é que somos os subdesenvolvidos…

-nokia-n8-2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.