Psicanálise

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

 

Este segmento do site destina-se à atividade psicanalítica exercida por Charles Pennaforte  através da atividade clínica e dos seus estudos na pós-graduação.  Nosso site oferece algumas informações relacionadas ao nosso trabalho com a  Psicanálise.

 

Charles Pennaforte
Charles Pennaforte

 

O advento da chamada Pós-Modernidade vem colocando novos dilemas para a existência humana. O que Freud visualizou como o “mal-estar da modernidade”, ganhou contornos mais acentuados pela vida contemporânea: a perspectiva hedonista, o “sucesso acima de tudo” e como consequência, o “Vazio”.

Dentro deste quadro, a Psicanálise assume um papel de grande importância como uma forma de atenuar os “efeitos” de nossa era capitalista neoliberal.  Entendemos que tais efeitos estão relacionados à Sociedade de Consumo que impõe novos “parâmetros” de bem-estar que não refletem necessariamente as necessidades do Sujeito.

A compreensão desta dinâmica engloba uma perspectiva abrangente do pensamento humano de nossa sociedade, envolvendo também uma dimensão filosófica. Sendo assim, oferecemos uma abordagem de amplo espectro em nosso trabalho. Como disse Jean-Paul Sartre em seu o Existencialismo é um Humanismo:

Nossa responsabilidade é muito maior do que poderíamos supor, porque ela engaja a humanidade inteira.

Uma parte de sua prática clínica está ligada tratamento de idosos como psicanalista voluntário do Lar de Felipe (Educandário Frei Luiz/RJ) entre 2007 e 2015 .