Charles Pennaforte

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone

Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Relações Internacionais pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Argentina; Psicanalista com Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica (UVA) e em Sociologia Urbana (UERJ). Diplomado (pós-graduação) em Geografia pela Universidad de La Habana (Cuba).

Professor Adjunto do curso de Relações Internacionais no Centro de Integração do MERCOSUL (CIM) da Universidade Federal de Pelotas (RS) e Profesor invitado  no Instituto de Relaciones Internacionales (IRI)/UNLP. É fundador e diretor-geral do Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais (CENEGRI).
Editor-chefe a revista Intellector (ISSN 1897-1260, Qualis B3). Coordenador-Geral da Rede Latino-Americana de Geopolítica e Estratégia (RELAGE). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Geopolítica e Mercosul: o Processo de Integração Regional no Sistema-Mundo Contemporâneo (UFPEL).

É pesquisador-associado ao Instituto Brasileiro de Estudos China Ásia e Pacífico (IBECAP) no Rio de Janeiro; ao Laboratório de Estudos Asiáticos (LEA) da USP. Membro do Centro Studi Strategici Carlo de Cristoforis (CESTUDEC) – Itália e da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Possui 12 livros publicados abordando Geopolítica, Globalização, Neoliberalismo e Relações Internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *